segunda-feira, 18 de junho de 2007

Infância


Percorro os campos verdes da minha infância, ainda ouço o cantar dos pássaros nas manhãs de primavera, acordava ao som dessa bela melodia, pegava nos meus chinelos e saia para a rua para o sol me acariciar com os seus raios tímidos, sentia a suave brisa que me trazia o cheiro dos eucaliptos e pinheiros que rodeavam a minha casa, corria monte abaixo, descalça para sentir erva verde e fresca sob os meus pés, depois deste ritual, voltava então para casa e preparava-me para o dia que se avizinhava.
São prazeres que ficam guardados nas nossas memórias, agora vivo num andar numa cidade ruidosa onde o cantar dos pássaros se eclipsou com o barulho dos carros, onde a brisa dos eucaliptos e pinheiros se esconde pelo cheiro da poluição, já não ando descalça porque a relva só existe nos pequenos jardins.
Em crianças deixamos de dar valor a estes pequenos tesouros, é uma coisa banal ter estes pequenos rituais que nos marcam na nossa vida adulta, mas existem as lembranças, essas ficam guardadas para sempre no nosso coração.

22 comentários:

Marta Vinhais disse...

Boas recordações - os cheiros, as sensações que ficam da infância...
Gostei muito do post e apreciei a visita ao meu blog..
Até já
Beijos e abraços
Marta

Mila disse...

Fez-me lembrar de um livro que anda sempre aqui por perto: "o Papalagui"-discursos de um chefe de tribo em relação ao homem da civilização.

david santos disse...

Sou da mesma opinião, escrever sempre! Nunca ter medo de uma folha A4 em branco. Esferográfica ou lápis, e toca a escrever.
Gostei muito de tudo, mas mais daquilo que dizes não saber fazer: do que acabas de escrever.
Parabéns.

nOgS disse...

Mas olha que a descrição de quadros belos na infância é, sem dúvida, um dos teus fortes.

Um abraço.

Cátia disse...

ola linda... acredito que saiba quem és... mas acho estranho passares so agora pelo meu cantinho.

Bom começo por aqui. vou passando
beijinhos

Luna disse...

e são essas pequenas pedras em criança que vai edificando a nossa vida em adultos

**

Maria disse...

São muitas vezes as nossas recordações de criança que, mais tarde, nos "balizam" nas nossas vidas...
Bem vinda a este mundo, e felicidades

Carminda Pinho disse...

Este seu post trouxe-me à memória a minha infância durante os meses de Verão quando is de férias à terra onde nasci mas donde me trouxeram meus pais com poucos meses de vida. Nesses tempos de infância lá em Mogofores a minha sensação de liberdade ao andar descalça como os outros miúdos da minha idade é indiscritível. Em Lisboa era proíbido alguem andar descalço pois os fiscais devotos de Salazar multavam os pais das crianças que assim (descalços)se apresentassem na rua.
Abraço

Páginas Soltas disse...

Minha querida,

Oh, que emoção senti ao ler-te!!

Em cada palavra, estava a reviver a minha infância... e ainda hoje sinto aqueles cheiros dos eucaliptais, da erva molhada em lindos dias de sol de primavera.

Beijinhos e abraços da

Maria

Anita disse...

Linda bom dia. Venho agradecer a tua visita ao meu cantinho, volta sempre que quiseres, pois a porta está sempre aberta.
Obrigado pela força para os exames da minha filha Marta, hoje o mais novo vai começar os do 9º. ano - Português.
Adorei o texto. Embora sendo do cidade,há 13 anos viemos viver para o campo e ao ler o post estava a vê-lo muito bem, por exemplo hoje chove imenso por aqui e o cheiro da terra molhada, o chilrear dos passarinhos abrigados nas árvores, o barulho do vento batendo nas copas das árvores, é realmente algo que nos marca para sempre. A sensação dos cheiros, das cores, dos movimentos.
Linda gostei do que vi e li e vou voltar senão te importares.
Beijinhos levados pelos passarinhos,
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Reflexos e Sinais da Alma disse...

Olá Textos !

As Memórias da nossa infância, esse verdadeiro perfume da liberdade e da Alegria .... esse cantar de todas as melodias ....em cada alvorada de cada dia ....

Vale sempre a pena lembrar o valor de outras infancias feitas num outro lado do tempo !

Gostei muito !

Beijokas e Boa semana !

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Olá Textos. vale sempre a pena ter um baú onde guardamos as boas memórias de infância, os mimos mais quentes e sonharengos.
Um xi coração especial.
Marisa

Carracinha Linda! disse...

Olá!

Depois de receber a tua agradavel visita, decidi vir conhecer este cantinho. Fiquei intrigada por me dizeres que já me acompanhas há algum tempo... agora que decidiste comentar, espero pela tua visita mais vezes.

Em relação ao texto, apenas quero dizer que afinal até escreves bem...o teu perfil está enganado!!

Bjs

Sei que existes disse...

É uma pena tudo ter mudado!...
Beijocas

João Cordeiro disse...

Eu gostei de ler-te.

Obrigado por teres aquecido o meu pobre coração com tão bonitas e carinhosas palavras.

Um beijo sonhador

Pedro Ventura disse...

Adiciona-me ao teu MSN (Messenger):
pv.ventura@tugamail.com

Com Amizade
Beijos

Anônimo disse...

a infância... momento crucial da nosssa vida onde podemos ser felizes de forma genuina! Mas que porem nos pode marcar para sempre caso tenha sido uma fase perdida onde vivemos demasiado no mundo dos adultos ficando como eles também sendo assim obrigados a crescer e crescer... eu passei por isso... agora dou importancia á infância ás criancas e aos tempos passados que infelzmente não me deixaram muita nostalgia mas que contribuiram para eu ser quem sou hoje para o bem e para o mal!
jamais deixes de ser criança de extanciar-te perante coisas tão belas como a luz do sol e o barrulho do vento, e lembra-te quando deixares de o ser ja não estarás viva bj voltarei assim que puder continua...

Moinante disse...

A amor continua no ar ... Visita-me , também é dedicado a ti , espero que gostes ...

... o lugar que eu sou disse...

Extraordinário! Conseguiste que eu voltasse a uns 30 anos atrás!

Olga disse...

Belas recordações!Também tenho óptimas e felizes recordações de infância.É pena que nem todos possam dizer isso.
Beijos.

Sisi disse...

viagei aos meus tempos de infancia com este teu poema:)
esta limdo:o)
beijinhos doces com sabor a xocolate e até a proxima:))))

Unknown disse...

Também li o Papalagui!
Excelente!
Ambos.